Aluna ganha Concurso Cultural em 2º lugar

Texto jornalístico escrito por Julia Carvalho e Soraia Machado

Aluna Soraia Machado Abdouni, ganha Concurso Cultural em 2ª lugar, o evento aconteceu no dia 08/06/17, no Teatro Galpão às 19 horas.

No começo do evento teve apresentações do Projeto Guri com músicas clássicas. Logo em seguida, contaram a história dos 135 anos do jornal Tribuna do Norte, além de sorteios de brindes para a plateia. Até que chegou o grande momento da premiação, quando Soraia ganhou o título de segundo lugar e foi premiada com um controle de Playstation 2 e um fone de ouvido. Além disso tudo, conseguiu ganhar um prêmio do sorteio da plateia. Foi realmente uma grande noite.

20170612_114039

Os textos jornalísticos fazem parte de atividades trabalhadas pelo professor em sala de aula sobre esse gênero discursivo.

Fotos da premiação:

Aluna da escola Odete é finalista de concurso literário

Texto jornalístico escrito por Maria Clara e Maria Eduarda Aragoso

Soraia Machado Abdouni do 5º ano A, do período da manhã da escola Odete Madureira é finalista do concurso cultural do jornal Tribuna do Norte.
A aluna escreveu um texto de memórias literárias, falando sobre a sua tia que lutou pela emancipação de Moreira César.
Ela receberá o prêmio dia 8 de junho de 217 (quinta-feira) no “Teatro Galpão” às 19 horas. Lá os jurados escolherão quem ficará em 1º, 2º e 3º lugar.

Que concurso é esse?
Esse concurso foi criado pelo “jornal Tribuna do Norte” que está fazendo aniversário de 135 anos.

20170608_104849

Vejamos o texto escrito por Soraia que lhe garantiu o segundo lugar nesse concurso:

Emancipação

Lembro-me de minha tia avó “Bernadete” contando uma história marcante de sua vida, que foi sobre quando ela se reuniu com um grupo de pessoas que queriam a emancipação de Moreira César… Você sabe o que “emancipação”? Bem, minha tia me explicou que é: quando um distrito quer se separar de sua cidade e virar um novo município. Então, minha tia se tornou a presidente da comissão de emancipação, tomando a frente desse movimento.

Esse fato foi matéria muitas vezes em vários jornais, inclusive no “Tribuna do Norte”, que a entrevistou e a fotografou para sair na capa do jornal. Nesse momento minha tia ficou muito feliz pela “Tribuna” a ter entrevistado, pois isso o ajudou muito em sua luta para conscientizar outros moradores de Moreira César.

As lutas aconteceram em 1991 nos Tribunais de Justiça do país, porque o prefeito entrou com ações contra o movimento de emancipação para barrar o plebiscito, enquanto políticos, na esfera estadual se movimentavam, a fim de mudar a lei de Emancipação de Distrito… aliás, você sabe o que é “plebiscito”? É uma consulta sobre questão específica, feita diretamente ao povo, por meio de votação do tipo “Sim” ou “Não”, minha tia que me explicou isso também.

Infelizmente, a lei foi mudada e o distrito não pôde se tornar um município. O bom disso tudo é que esse acontecimento foi registrado pelo jornal “Tribuna do Norte”, que ajudou a conscientizar outros moradores de Moreira César.

 

9 comentários sobre “Aluna ganha Concurso Cultural em 2º lugar

  1. Querida Soraia,
    Continue escrevendo. Precisamos de escritores que carreguem esse carinho e compartilhem conosco suas experiências. Porque somos feitos disso. De vivências!

    Parabéns!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s